segunda-feira, 29 de março de 2010

FAQ (Frequently Asked Questions)


1- O QUE É CONTABILIDADE DE CUSTOS?

A Contabilidade de Custos é uma ciência social que centra sua atenção no estudo da composição e no cálculos dos custos, bem como observa o resultado dos agentes do processo produtivo. A contabilidade de custos tem como característica ser de caráter interno.


2- QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS?

Avaliação de estoques, atendimento das exigências fiscais, determinação do resultado, planejamento, formação do preço de venda, controle gerencial, avaliação de desempenho, controle operacional, análise de alternativas, estabelecimento de parâmetros, obtenção de dados para orçamentos e tomada de decisão.


3- QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS DA COMPETÊNCIA, PRUDÊNCIA E UNIFORMIDADE COM A CONTABILIDADE DE CUSTOS?
Os princípios contábeis fundamentais representam um conjunto de conceitos e procedimentos desenvolvidos pela teoria contábil e utilizados como elementos disciplinadores na escrituração das transações contábeis e na elaboração das Demonstrações Financeiras.
O Princípio da Competência define que os custos e despesas devem ser reconhecidos independentemente do pagamento e as receitas devem der reconhecidas somente quando forem realizadas. Já o Princípio da Prudência pressupõe que na elaboração das demonstrações financeiras todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados, mas as receitas nunca devem ser antecipadas antes de serem realizadas. E por fim, o Princípio da Uniformidade, diz que os critérios aplicados num período, devem ser mantidos nos períodos subsequentes.


4- A PARTIR DE QUE SÉCULO A CONTABILIDADE DE CUSTOS TEVE UM GRANDE DESENVOLVIMENTO?
O grande salto ocorreu no século XX, e mais especialmente a partir da segunda guerra mundial com a chamada Contabilidade Gerencial. Nesse período a Contabilidade de Custos deixou de ser tratada apenas como suporte e passou a ser vista com enfoque gerencial.

5- QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTOS E DESPESAS?
Custo compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens ou serviços. Já a despesa, compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas.

6- QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS?
Custos diretos são aqueles facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço. Já os custos indiretos são aqueles custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço.

7- O QUE SÃO CONSIDERADOS CUSTOS DE TRANSFORMAÇÃO?
O custo de transformação é o custo de transformação do material em produtos. É a soma de mão-de-obra indireta e custos indiretos de fabricação.

8-QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS?
Custos fixos são aqueles que independem do volume de produção ou venda. Já os custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados com o volume de produção ou venda.

9- O QUE SÃO CUSTOS SEMIVARIÁVEIS?
São aqueles que possuem uma parcela fixa e uma variável.

10-EM QUE CONSISTE O SISTEMA CUSTEIO POR ABSORÇÃO?
É o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta. Assim, todos os custos, são absorvidos pelos produtos.

11-EM QUE CONSISTE O SISTEMA DE CUSTEIO VARIÁVEL?
É um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. É o critério utilizado para acumular os custos de qualquer objeto ou segmento da empresa.


12-É VERDADE QUE O CUSTO VARIÁVEL UNITÁRIO É FIXO, ENQUANTO O CUSTO FIXO UNITÁRIO É VARIÁVEL?

Sim. Em termos de custos unitários, quanto maior for o volume de produção ou venda, menores serão os custos fixos por unidade. Já os custos variáveis, em termos unitários, permanecem constantes.

13-O QUE SIGNIFICA PONTO DE EQUILÍBRIO?
Ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

14- O QUE É MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?
É quanto cada serviço ou produto vendido contruibui para pagar as despesas dixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.

15- QUAL A LEGISLAÇÃO QUE EXIGE QUE AS EMPRESAS TENHAM UMA CONTABILIDADE DE CUSTOS?
O controle cinetífico de custos é uma necessidade e não uma obrigação legal.

16- O QUE É CUSTEIO ABC?
É uma metodologia de custeio que procura diminuir as distorções geradas pelo rateio arbitrário dos custos considerados indiretos.

17- QUAL O PAPEL DE UM CONTROLLER NUMA EMPRESA?
De forma geral, o controller é o responsável pelo planejamento e operação do sistema pelo qual a informação de controle é coletada e relatada. Suas funções vão além das responsabilidades pela elaboração dos relatórios gerenciais e contábeis. Trata-se de profissional de grande importância no processo de decisão, em virtude da quantidade informações que recebe, compila, estuda, interpreta e discute com a alta administração.

18- QUAL A DIFICULDADE ENCONTRADA NA SEPARAÇÃO DE CUSTO E DESPESA?

Na prática uma série de problemas aparece pelo fato de não ser possível a separação de forma clara e objetiva. Por exemplo, é comum encontrarmos uma única administração, sem a separação da que realmente pertence à produção; surge daí a pratica de se ratear o gasto real da administração, parte para a despesa e parte para o custo, rateio esse arbitrário, pela dificuldade de uma divisão científica.

19- POR QUE A CONTABILIDADE DE CUSTOS PASSOU A SER UTILIZADA NO CAMPO GERENCIAL?
Devido ao crescimento das empresas, com o consequente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a Contabilidade de Custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxilio no desempenho dessa nova missão, gerencial. Nesse novo campo a Contabilidade tem duas funções principais:o auxílio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões.

20- EM QUE CONSISTE A EXPRESSÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS?
Essa expressão tem sido utilizada para designar a integração que deve existir entre o processo de gestão de custo e o processo de gestão da empresa como um todo. Entende-se que essa integração é necessária para que as empresas possam sobreviver num ambiente de negócios altamente competitivo.


Fonte: http://custosperguntasfrequentes.blogspot.com/

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